terça-feira, 7 de maio de 2013

Somos tão Jovens... nos cinemas!

Oiii meninas!

Ontem fui ao cinema, assistir Somos Tão Jovens, filme que conta parte da vida de Renato Russo e da formação de suas bandas, Aborto Elétrico e Legião Urbana. O filme estreou na última sexta-feira (03/05/2013) e para fãs da banda, é um "prato cheio"... pode-se matar saudades de sucessos como: Música Urbana e Geração Coca-Cola, além de conhecer as histórias que deram origem a hinos do rock nacional como: Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo.

A atuação de Thiago Mendonça está impecável... encarnou um Renato Russo de forma autêntica, com os trejeitos e a voz do cantor. Gente, vale muito a pena assistir esse filme, pois, além de ser um passeio pela vida artística do cantor, é também uma aula de rock nacional.

Para ver o trailer clique AQUI



Gente, abaixo segue algumas curiosidades sobre o filme:



Vamos fazer um filme? 

Inicialmente, o produtor Luiz Fernando Borges queria fazer um documentário sobre Renato Russo. Em 1999 ele chegou a apresentar a proposta aos pais do cantor. Foi apenas quando o diretor Antonio Carlos da Fontoura entrou no projeto que surgiu a ideia de transformá-lo em um longa de ficção, que abordasse a juventude do líder da Legião Urbana.

Título...

O título original era Religião Urbana, mas a mãe do cantor afirmou que Renato Russo odiaria a ideia porque não gostava da veneração "meio religiosa" que existia. Segundo ela, ele dizia que "não tinha vocação pra padre, nem pastor”. A sugestão do novo nome, Somos Tão Jovens, foi dela. A ideia veio de um trecho da música “Tempo Perdido”, sucesso do álbum "Dois" do grupo Legião Urbana, lançado na década de 80, período áureo do grupo.

Cotados!

O ator Eduardo Moscovis, chegou a ser cogitado para viver Renato Russo, mas a opção final acabou sendo por Thiago Mendonça. Esta é a segunda vez que Mendonça interpreta um astro da música. A primeira foi em 2 Filhos de Francisco (2005), onde viveu o personagem Luciano da dupla Zezé di Camargo & Luciano.
A atriz Júlia Lemmertz chegou a ter seu nome associado ao papel da mãe do cantor.

Tal pai, tal filho!

Nicolau Villa-Lobos, filho do baixista Dado Villa-Lobos, é quem interpreta o próprio pai no filme.

Filmagens...

As filmagens começaram somente no primeiro semestre de 2011, quatro anos após a conclusão do roteiro final, incentivada pela família do cantor e pelo empresário musical Luiz Fernando Borges. A família Mafrendini participou de várias fases da pré-produção. A irmã Carmem colaborou na pesquisa, fornecendo dados sobre a infância, fotografias e histórias do irmão. O filho dele, Giuliano Manfredini, colaborou na pesquisa para a trilha sonora. Boa parte do filme tem Brasília como locações, mas o primeiro show da Legião Urbana em Pato de Minas, em 1982, também faz parte do roteiro.

No gogó...rs

Foi o próprio Thiago Mendonça quem cantou as músicas de Renato Russo em cena. Para tanto o ator teve aulas de voz e violão antes de assumir o papel.

Quem sabe faz ao vivo!

Todos os números musicais vistos em cena foram gravados ao vivo nas filmagens.

Trilha sonora...

A trilha sonora contará com músicas inéditas do cantor, a partir de letras encontradas em um caderno e nunca musicadas. A trilha sonora é de Carlos Trilha, parceiro de Renato Russo em dois trabalhos solo: "The Stonewall Celebration Concert" (1994) e "Equilíbrio Distante” (1995).

Rock Brasília!

Além do Aborto Elétrico, a formação do Capital Inicial e de outros grupos da época, como Os Paralamas do Sucesso, serão mostradas. O período de Renato como Trovador Solitário, época das criações de "Eduardo e Mônica" e "Faroeste caboclo", também deve aparecer.

Faroeste Caboclo...

Somos Tão Jovens foi realizado no mesmo período que outra produção sobre o trabalho de Renato Russo. Sobre isso, o produtor Marcelo Torres deixou claro que existe total harmonia com a equipe de Faroeste Caboclo, de onde ele conhece boa parte dos profissionais envolvidos.

Enfim, nos cinemas!

No projeto inicial, Somos Tão Jovens seria lançado em 2010, mas só agora, em 2013 se concretizou. 


Ufaaa... quanta história hein?! Corra pro cinema mais próximo e confira... espero que gostem!

Beijos, 
Sarah


Fonte das curiosidades: Site Adorocinema

2 comentários: