quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Macramê


Se gosta de acessórios e é fã do "pulseirismo", certamente já reparou na popularidade crescente das peças confeccionadas com a técnica do macramê.

 O macramê é um dos exemplos mais rústicos de moda artesanal, porque a técnica consiste em tecer fios com as mãos, sem o auxílio de máquinas ou ferramentas.

Ou seja, o macramê retoma o conceito mais elementar dos trabalhos manuais, e garante exclusividade às peças que origina: mesmo o mais preciso dos artesãos não é capaz de reproduzir o mesmo item exatamente igual ao anterior. E é essa imprecisão das mãos humanas que garante o surgimento de peças únicas!

“Macramê” significa Nós – e não é por acaso, o macramê é constituído por algumas das formas mais antigas que se conhece de trançado – o ponto nó duplo (três fios esticados, e dois deles se enlaçam sobre o fio do meio), e o ponto festoné (um fio esticado e outro que o enlaça para formar os nós).

Não é exagero dizer que o macramê é uma técnica milenar! Um dos seus primeiros indícios data da pré história, quando o homem descobriu a possibilidade de entrelaçar fios para se agasalhar. Claro, que em um passado neandertal, não existia nenhuma noção de moda, e as roupas serviam apenas para atender a necessidade básica de proteção. 
Muitos milênios depois, o macramê continua em alta, mas por outros motivos. Nas últimas temporadas  o macramê começou aparecer nas pulseiras estilo shambalas. Mesmo com todo o desenvolvimento nas técnicas de produção, o que é feito à mão sobreviveu às mudanças do mundo e às transições da moda, e hoje agrega valor aos produtos.


Mix de pulseiras Mimo's Bijoux
A produção em massa acelerou e profissionalizou a indústria da moda, mas nem todo mundo se satisfaz em vestir as mesmas roupas, os sapatos ou os mesmos acessórios. Quem opta pela moda artesanal, feita em pequena escala e com design único, certamente vai se deparar com o macramê! Hoje, o macramê é sinônimo de um trabalho delicado, feito com cuidado e capricho... 

A Mimo’s Bijoux tem!!!

Beijos,
Sarah



Nenhum comentário:

Postar um comentário